In-House
Estrutura Full Digital
OBJETIVO
Montar Estrutura de Marketing Digital que Atenda Todos os Negócios do Grupo KONTIK
DESAFIOS
- Planejamento Estratégico e Tático de todo Ecossistema Digital
- Snapshot cenário atual
- Definições de Aspirações de cada um dos negócios
- Desenho de Missão, Visão, Valores e Propósitos
- SWOT
- Personas
- Arquétipos
- Metas e Objetivos – Macro e Milestones
- Considerar as nuances e particularidades de cada um dos negócios:
- Kontik Viagens (Viagens Corporativas – B2B)
- Zupper (OTA B2C)
- Kontrip (OTA B2B)
- Gover (Ed Tech B2B)
- Planejamento de Comunicação
- Identidade de cada marca – Tom&Voz e Look&Feel
- Canais
- Criação e Gestão de Redes Sociais
- Gestão de mídia online em SEM e Social Ads;
- Ações de Influenciadores
- Produção de peças de branding à promocionais;
- Construção de réguas de Automação e CRM para trabalhar os leads gerados e relacionamento com clientes convertidos;
- Growth Hacking – Análise constante do funil de conversão.
MECÂNICA
Contratação do Estrategista Bruno Gomes como Head de Marketing para Desenhar cada passo da construção do que tornou-se uma unidade de negócios dentro do Grupo Kontik, responsável por:
- Contratar, Capacitar e Estrutura o time de:
- Analistas de Performance
- Área de Criação
- Web Analytics e BI
- Média Gerência
- Desenho da Operação de Marketing para absorver todas as demandas
- Reestruturação da Jornada do Cliente do 1º touchpoint até as ações para aumento de LTV
AÇÕES
A partir dos insights e análises traçamos metas (S.M.A.R.T).
Com os objetivos e metas traçadas, desenhamos os sprints iniciais com as seguintes tarefas:
- Reestruturação de todo Tagueamento do site ZUPPER
- Reconstruimos a Jornada do Cliente com toda estratégia voltada ao usuário – Customer Centric
- Criamos as redes sociais dos Negócios:
- Repaginamos o Ecossistema Digital Zupper – Redes Sociais e drive de comunicação e relacionamento com cliente
- Redesenhamos as estratégias de performance – Business Manager e Google Ads
- Inicialmente o desafio era entender e ajustar a performance das ações de Mídia Online – Google Adwords e Social Ads.
- Implementação de cultura de Content Marketing – Social Content e Blog Content
- Construímos Blog para melhoria de SEO e Ações de Inbound Marketing
- Captação de Leads
- Nutrição de Leads
- Cross e Upsell
RESULTADOS
De Mar/2021 a Nov/21, obtivemos crescimento em todos os indicadores:
- Aumento dos índices de engajamento (E.R%) das redes sociais – de 0,9% para 6,9%
- Aumentamos o volume de produção e frequência de conteúdo – + de 70%
- Criação de estratégias e ações de Influenciadores
- Campanhas. deconquista de seguidores em redes socias com crescimento de 100% em 1 mês
- Crescimento de 240% na geração de novos leads B2B – SMB
Com o planejamento preciso e as otimizações das campanhas, saímos de um ROAS de -0,5 para 3,95, recorde de ROAS em canais próprios da companhia.