Black Friday, Cyber Monday, Natal...
Segredos para ter eficiência e os principais erros cometidos nas campanhas pontuais de marketing digital
Black Friday, Cyber Monday, Natal...
Segredos para ter eficiência e os principais erros cometidos nas campanhas pontuais de marketing digital
Por Bruno Gomes
A Black Friday 2020 cresceu 25,1% em relação ao ano passado, com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, segundo a Ebit | Nielsen.
Alguns dados:
Foram mais de 6 milhões de pedidos – alta de 15,5% em relação a 2019
Ticket Médio de R$ 652 – 8,3% acima do ano anterior
Apenas na sexta-feira, 27/11/2020, foram gerados 4,6 milhões de pedidos que representaram R$ 3,1 bilhões.
Que a Black Friday e Natal são incríveis para os negócios, principalmente àqueles online B2C, todos sabemos. Agora, como podemos tirar proveito da sazonalidade para aumentarmos a performance dos meses que as antecedem e as sucedem?
Afinal, devemos buscar um equilíbrio nos resultados durante o ano todo.
E olha que já passamos por algumas (várias) que viviam de Black Friday e Natal.
Bom, o objetivo aqui é falar de algumas táticas que poucos usam e, por mais básicas que possam parecer, são extremamente eficientes.
ESQUENTAS – MUITO ALÉM DO PRE-ORDER
Nós, da BGO2, sempre fomos adepto a fazer esquentas. Adoramos gerar uma expectativa no consumidor de que o bom negócio está por vir.
Já aplicamos esta estratégia em diversas empresas onde planejamos e executamos campanhas de Black Friday, Natal, etc.
A boa notícia é que parece que este ano algumas empresas acordaram e, segundo a Julia Avila, Commercial Leader da Ebit | Nielsen já houve um representativo aumento em ações deste tipo:
“O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”.
Do ponto de vista do estrategista de performance, sabemos que a guerra pelo tráfego é absolutamente voraz durante todo os meses de Novembro e Dezembro.
Praticamente todos os players que vendem online (isso é quase todo mundo), estarão concorrendo com você nos bids nas plataformas de Ads.
A atenção do consumido é extremamente disputada. Até aqueles players que investem apenas R$100 em mídia por mês, aumentam significativamente seu budget durante estes períodos.
Neste sentido, ações de captação de leads nos meses que antecedem, dependendo como forem planejadas e executadas, se tornam mais eficientes e baratas.
Além disso, há algumas táticas, que já utilizamos, orientadas a posicionar a empresa como um aliado do consumidor em seu processo decisório.
Utilizá-las, além de diminuir o CAC da sua campanha sazonal, aumentará o LTV.
Quer saber como? Entre em contato com a BGO2
ECOSSISTEMA ESTRUTURADO PARA UMA EXPERIÊNCIA IMPECÁVEL
Não preciso aprofundar demais este ponto, pois é condição sine qua non que toda sua infra-estrutura digital esteja preparada para a alta demanda:
Servidor
Segurança
Gateways de pagamento
Plataforma E-commerce
Website
Redes Sociais
Blogs
Estoque
Customer Success
…
Lembre-se que suas redes sociais não seu principal canal 1:1 com seu público. Reforce seu time.
É importante ter sortividade de estoque. Isso fará com que o esforço feito para auxiliar o usuário na tomada de decisão seja efetivo.
Imagine todo o investimento em estratégias, pessoas, artes, “dinheiros”, etc. serem jogados fora se, no momento em que trouxemos o usuário pronto para comprar, não tivermos o que ele procura.
Pior, ele ficará com uma sensação de que foi muita promessa para pouca/nenhuma entrega.
Para a Black Friday, é importante que você busque o selo da Black Friday. Ainda mais hoje em dia, com usuários cada vez mais conectados, Fake News espalhada por todos os lugares, empresas sendo acusadas de Black Fraude, é fundamental que você associe sua marca a tudo e a todos que a qualifiquem ainda mais.
Você pode conseguir o selo da Black Friday clicando aqui
Caso você venda serviços, como por exemplo cursos, assinaturas, etc. deve-se sim ter um mindset orientado a escalabilidade, porém, é fundamental lembrar que a experiência é a chave para a durabilidade da relação com os clientes.
Fazer Onboarding de forma impecável, seja 1:1 (não escalável) ou 1:many (escalável), fará com que o usuário seja um expert no uso do seu serviço, assim, entenderá o devido valor.
Em um recente projeto, aprendi muito com meu parceiro Pierre Lagrave sobre processos de onboarding e ongoing.
Vale o contato conosco se quiser otimizar seus indicadores de sustentabilidade: LTV e CHURN.
APRENDIZADO – REPLICAR O QUE DEU CERTO E CORRIGIR O QUE DEU ERRADO
Ações sazonais de extrema importância, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, são sempre disputadíssimas. O mercado se agita, há muito dinheiro na mesa. Inclusive, há empresas que vivem apenas dessas datas.
Nossa experiência, sempre orientada no cliente, na troca de valor e propósito, diz que se eu tiver um cliente feliz, terei um canal de vendas incrivelmente eficiente e a custo zero.
Para um cliente feliz é necessário que ele tenha 3 principais pontos na relação com seu negócio:
Certeza de ter feito um bom negócio
Bom negócio muitas vezes não é o melhor preço, mas sim, aquele que tem fit com todas as expectativas do cliente: Sentiu-se apoiado em cada fase do processo de decisão e a promessa foi cumpridaTer uma experiência de uso excelente
Todos os touch points com a empresa foram impecáveis, exatamente com o mesmo cuidado e a mesma dedicação que ele sentiu quando não era um clienteLow Friction
Processos sem fricção. Dar autonomia e, mais que isso, apoiar ele nos momentos de dúvida para que ele possa transitar, inclusive por concorrentes, o fará perceber sua empresa como aliada.
Atingir isso tudo é incrível. Difícil, mas incrível quando bem realizado.
Porém, sempre há um porém, estamos falando de KPIs importantes: CAC, LTV e CHURN.
Eu havia dito que ir além do básico, entregar o prometido sim, mas tornar a experiência incrível, ser percebido como um aliado por seu cliente e dar liberdade impactariam nos resultados. Como fazer isso?
Efetivamente devemos munir nosso cliente com as armas necessárias para que ele se torne um promotor.
Ensinar ele a falar com o seu Tom & Voz;
Ensiná-lo a contar seus resultados, suas experiências com os produtos/serviços adquiridos
Criar vantagens para que ele referencie sua empresas
Existem táticas para tornar isso possível, clique aqui e marque uma reunião com nosso especialista.
“Quanto maior o investimento em experiência menor o investimento recorrente em mídia.
Ou seja, investir na experiência e na relação com seu prospect/cliente diminuirá a necessidade do investimento em captação.”
(Bruno Gomes)
Talvez, tudo isso que tenha dito acima seja “mais do mesmo” e você já aplique.
Se faz isso, ótimo. Continue sendo referência para seu cliente.
Agora, imagine se pudéssemos fazer o ramp up do negócio de tal forma que todos os meses fossem bons de negócio como são Novembro e Dezembro? Sem que para isso tivéssemos que investir rios, mares e oceanos de dinheiro em mídia?
Existe uma estratégia para isso: ONLIFE MARKETING.
Se quiser saber mais, fale com Bruno Gomes – bruno@bgo2.com.br
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Por Bruno Gomes
A Black Friday 2020 cresceu 25,1% em relação ao ano passado, com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, segundo a Ebit | Nielsen.
Alguns dados:
Foram mais de 6 milhões de pedidos – alta de 15,5% em relação a 2019
Ticket Médio de R$ 652 – 8,3% acima do ano anterior
Apenas na sexta-feira, 27/11/2020, foram gerados 4,6 milhões de pedidos que representaram R$ 3,1 bilhões.
Que a Black Friday e Natal são incríveis para os negócios, principalmente àqueles online B2C, todos sabemos. Agora, como podemos tirar proveito da sazonalidade para aumentarmos a performance dos meses que as antecedem e as sucedem?
Afinal, devemos buscar um equilíbrio nos resultados durante o ano todo.
E olha que já passei por algumas (várias) que viviam de Black Friday e Natal.
Bom, o objetivo aqui é falar de algumas táticas que poucos usam e, por mais básicas que possam parecer, são extremamente eficientes.
ESQUENTAS – MUITO ALÉM DO PRE-ORDER
Nós, da BGO2, sempre fomos adepto a fazer esquentas. Adoramos gerar uma expectativa no consumidor de que o bom negócio está por vir.
Já aplicamos esta estratégia em diversas empresas onde planejamos e executamos campanhas de Black Friday, Natal, etc.
A boa notícia é que parece que este ano algumas empresas acordaram e, segundo a Julia Avila, Commercial Leader da Ebit | Nielsen já houve um representativo aumento em ações deste tipo:
“O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”.
Do ponto de vista do estrategista de performance, sabemos que a guerra pelo tráfego é absolutamente voraz durante todo os meses de Novembro e Dezembro.
Praticamente todos os players que vendem online (isso é quase todo mundo), estarão concorrendo com você nos bids nas plataformas de Ads.
A atenção do consumido é extremamente disputada. Até aqueles players que investem apenas R$100 em mídia por mês, aumentam significativamente seu budget durante estes períodos.
Neste sentido, ações de captação de leads nos meses que antecedem, dependendo como forem planejadas e executadas, se tornam mais eficientes e baratas.
Além disso, há algumas táticas, que já utilizamos, orientadas a posicionar a empresa como um aliado do consumidor em seu processo decisório.
Utilizá-las, além de diminuir o CAC da sua campanha sazonal, aumentará o LTV.
Quer saber como? Entre em contato com a BGO2
ECOSSISTEMA ESTRUTURADO PARA UMA EXPERIÊNCIA IMPECÁVEL
Não preciso aprofundar demais este ponto, pois é condição sine qua non que toda sua infra-estrutura digital esteja preparada para a alta demanda:
Servidor
Segurança
Gateways de pagamento
Plataforma E-commerce
Website
Redes Sociais
Blogs
Estoque
Customer Success
…
Lembre-se que suas redes sociais não seu principal canal 1:1 com seu público. Reforce seu time.
É importante ter sortividade de estoque. Isso fará com que o esforço feito para auxiliar o usuário na tomada de decisão seja efetivo.
Imagine todo o investimento em estratégias, pessoas, artes, “dinheiros”, etc. serem jogados fora se, no momento em que trouxemos o usuário pronto para comprar, não tivermos o que ele procura.
Pior, ele ficará com uma sensação de que foi muita promessa para pouca/nenhuma entrega.
Para a Black Friday, é importante que você busque o selo da Black Friday. Ainda mais hoje em dia, com usuários cada vez mais conectados, Fake News espalhada por todos os lugares,empresas sendo acusadas de Black Fraude, é fundamental que você associe sua marca a tudo e a todos que a qualifiquem ainda mais.
Você pode conseguir o selo da Black Friday clicando aqui
Caso você venda serviços, como por exemplo cursos, assinaturas, etc. deve-se sim ter um mindset orientado a escalabilidade, porém, é fundamental lembrar que a experiência é a chave para a durabilidade da relação com os clientes.
Fazer Onboarding de forma impecável, seja 1:1 (não escalável) ou 1:many (escalável), fará com que o usuário seja um expert no uso do seu serviço, assim, entenderá o devido valor.
Em um recente projeto, aprendi muito com meu parceiro Pierre Lagrave sobre processos de onboarding e ongoing.
Vale o contato conosco se quiser otimizar seus indicadores de sustentabilidade: LTV e CHURN.
APRENDIZADO – REPLICAR O QUE DEU CERTO E CORRIGIR O QUE DEU ERRADO
Ações sazonais de extrema importância, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, são sempre disputadíssimas. O mercado se agita, há muito dinheiro na mesa. Inclusive, há empresas que vivem apenas dessas datas.
Nossa experiência, sempre orientada no cliente, na troca de valor e propósito, diz que se tivermos um cliente feliz, teremos um canal de vendas incrivelmente eficiente e a custo zero.
Para um cliente feliz é necessário que ele tenha 3 principais pontos na relação com seu negócio:
Certeza de ter feito um bom negócio
Bom negócio muitas vezes não é o melhor preço, mas sim, aquele que tem fit com todas as expectativas do cliente: Sentiu-se apoiado em cada fase do processo de decisão e a promessa foi cumpridaTer uma experiência de uso excelente
Todos os touch points com a empresa foram impecáveis, exatamente com o mesmo cuidado e a mesma dedicação que ele sentiu quando não era um clienteLow Friction
Processos sem fricção. Dar autonomia e, mais que isso, apoiar ele nos momentos de dúvida para que ele possa transitar, inclusive por concorrentes, o fará perceber sua empresa como aliada.
Atingir isso tudo é incrível. Difícil, mas incrível quando bem realizado.
Porém, sempre há um porém, estamos falando de KPIs importantes: CAC, LTV e CHURN.
Eu havia dito que ir além do básico, entregar o prometido sim, mas tornar a experiência incrível, ser percebido como um aliado por seu cliente e dar liberdade impactariam nos resultados. Como fazer isso?
Efetivamente devemos munir nosso cliente com as armas necessárias para que ele se torne um promotor.
Ensinar ele a falar com o seu Tom & Voz;
Ensiná-lo a contar seus resultados, suas experiências com os produtos/serviços adquiridos
Criar vantagens para que ele referencie sua empresas
Existem táticas para tornar isso possível, clique aqui e marque uma reunião com nosso especialista.
“Quanto maior o investimento em experiência menor o investimento recorrente em mídia.
Ou seja, investir na experiência e na relação com seu prospect/cliente diminuirá a necessidade do investimento em captação.”
(Bruno Gomes)