Black Friday, Cyber Monday, Natal...

Segredos para ter eficiência e os principais erros cometidos nas campanhas pontuais de marketing digital

Black Friday, Cyber Monday, Natal...

Segredos para ter eficiência e os principais erros cometidos nas campanhas pontuais de marketing digital

A Black Friday 2020 cresceu 25,1% em relação ao ano passado, com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, segundo a Ebit | Nielsen.

Alguns dados:

    • Foram mais de 6 milhões de pedidos – alta de 15,5% em relação a 2019

    • Ticket Médio de R$ 652 – 8,3% acima do ano anterior

    • Apenas na sexta-feira, 27/11/2020, foram gerados 4,6 milhões de pedidos que representaram R$ 3,1 bilhões.

Que a Black Friday e Natal são incríveis para os negócios, principalmente àqueles online B2C, todos sabemos. Agora, como podemos tirar proveito da sazonalidade para aumentarmos a performance dos meses que as antecedem e as sucedem?

Afinal, devemos buscar um equilíbrio nos resultados durante o ano todo.

E olha que já passamos por algumas (várias) que viviam de Black Friday e Natal.


Bom, o objetivo aqui é falar de algumas táticas que poucos usam e, por mais básicas que possam parecer, são extremamente eficientes.

ESQUENTAS – MUITO ALÉM DO PRE-ORDER

 

Nós, da BGO2, sempre fomos adepto a fazer esquentas. Adoramos gerar uma expectativa no consumidor de que o bom negócio está por vir.

Já aplicamos esta estratégia em diversas empresas onde planejamos e executamos campanhas de Black Friday, Natal, etc.

A boa notícia é que parece que este ano algumas empresas acordaram e, segundo a Julia Avila, Commercial Leader da Ebit | Nielsen já houve um representativo aumento em ações deste tipo:

O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”.

 

Do ponto de vista do estrategista de performance, sabemos que a guerra pelo tráfego é absolutamente voraz durante todo os meses de Novembro e Dezembro.

Praticamente todos os players que vendem online (isso é quase todo mundo), estarão concorrendo com você nos bids nas plataformas de Ads.

A atenção do consumido é extremamente disputada. Até aqueles players que investem apenas R$100 em mídia por mês, aumentam significativamente seu budget durante estes períodos.

Neste sentido, ações de captação de leads nos meses que antecedem, dependendo como forem planejadas e executadas, se tornam mais eficientes e baratas.
 

Além disso, há algumas táticas, que já utilizamos, orientadas a posicionar a empresa como um aliado do consumidor em seu processo decisório.

Utilizá-las, além de diminuir o CAC da sua campanha sazonal, aumentará o LTV.


Quer saber como? Entre em contato com a BGO2

ECOSSISTEMA ESTRUTURADO PARA UMA EXPERIÊNCIA IMPECÁVEL

Não preciso aprofundar demais este ponto, pois é condição sine qua non que toda sua infra-estrutura digital esteja preparada para a alta demanda:

  • Servidor

  • Segurança

  • Gateways de pagamento

  • Plataforma E-commerce

  • Website

  • Redes Sociais

  • Blogs

  • Estoque

  • Customer Success

Lembre-se que suas redes sociais não seu principal canal 1:1 com seu público. Reforce seu time.

É importante ter sortividade de estoque. Isso fará com que o esforço feito para auxiliar o usuário na tomada de decisão seja efetivo.


Imagine todo o investimento em estratégias, pessoas, artes, “dinheiros”, etc. serem jogados fora se, no momento em que trouxemos o usuário pronto para comprar, não tivermos o que ele procura.
Pior, ele ficará com uma sensação de que foi muita promessa para pouca/nenhuma entrega.

Para a Black Friday, é importante que você busque o selo da Black Friday. Ainda mais hoje em dia, com usuários cada vez mais conectados, Fake News espalhada por todos os lugares, empresas sendo acusadas de Black Fraude, é fundamental que você associe sua marca a tudo e a todos que a qualifiquem ainda mais.
Você pode conseguir o selo da Black Friday clicando aqui

 

Caso você venda serviços, como por exemplo cursos, assinaturas, etc. deve-se sim ter um mindset orientado a escalabilidade, porém, é fundamental lembrar que a experiência é a chave para a durabilidade da relação com os clientes.

Fazer Onboarding de forma impecável, seja 1:1 (não escalável) ou 1:many (escalável), fará com que o usuário seja um expert no uso do seu serviço, assim, entenderá o devido valor.

Em um recente projeto, aprendi muito com meu parceiro Pierre Lagrave sobre processos de onboarding e ongoing.

Vale o contato conosco se quiser otimizar seus indicadores de sustentabilidade: LTV e CHURN.

APRENDIZADO – REPLICAR O QUE DEU CERTO E CORRIGIR O QUE DEU ERRADO

Ações sazonais de extrema importância, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, são sempre disputadíssimas. O mercado se agita, há muito dinheiro na mesa. Inclusive, há empresas que vivem apenas dessas datas.

Nossa experiência, sempre orientada no cliente, na troca de valor e propósito, diz que se eu tiver um cliente feliz, terei um canal de vendas incrivelmente eficiente e a custo zero.

Para um cliente feliz é necessário que ele tenha 3 principais pontos na relação com seu negócio:

 

    • Certeza de ter feito um bom negócio
      Bom negócio muitas vezes não é o melhor preço, mas sim, aquele que tem fit com todas as expectativas do cliente: Sentiu-se apoiado em cada fase do processo de decisão e a promessa foi cumprida

    • Ter uma experiência de uso excelente
      Todos os touch points com a empresa foram impecáveis, exatamente com o mesmo cuidado e a mesma dedicação que ele sentiu quando não era um cliente

    • Low Friction
      Processos sem fricção. Dar autonomia e, mais que isso, apoiar ele nos momentos de dúvida para que ele possa transitar, inclusive por concorrentes, o fará perceber sua empresa como aliada.

Atingir isso tudo é incrível. Difícil, mas incrível quando bem realizado.

Porém, sempre há um porém, estamos falando de KPIs importantes: CAC, LTV e CHURN.
Eu havia dito que ir além do básico, entregar o prometido sim, mas tornar a experiência incrível, ser percebido como um aliado por seu cliente e dar liberdade impactariam nos resultados. Como fazer isso?


Efetivamente devemos munir nosso cliente com as armas necessárias para que ele se torne um promotor. 

  • Ensinar ele a falar com o seu Tom & Voz; 

  • Ensiná-lo a contar seus resultados, suas experiências com os produtos/serviços adquiridos

  • Criar vantagens para que ele referencie sua empresas

Existem táticas para tornar isso possível, clique aqui e marque uma reunião com nosso especialista.

“Quanto maior o investimento em experiência menor o investimento recorrente em mídia.
Ou seja, investir na experiência e na relação com seu prospect/cliente diminuirá a necessidade do investimento em captação.”
(Bruno Gomes) 

 

Talvez, tudo isso que tenha dito acima seja “mais do mesmo” e você já aplique.
Se faz isso, ótimo. Continue sendo referência para seu cliente.

Agora, imagine se pudéssemos fazer o ramp up do negócio de tal forma que todos os meses fossem bons de negócio como são Novembro e Dezembro? Sem que para isso tivéssemos que investir rios, mares e oceanos de dinheiro em mídia?

Existe uma estratégia para isso:  ONLIFE MARKETING.

Se quiser saber mais, fale com Bruno Gomes – bruno@bgo2.com.br

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A Black Friday 2020 cresceu 25,1% em relação ao ano passado, com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, segundo a Ebit | Nielsen.

Alguns dados:

    • Foram mais de 6 milhões de pedidos – alta de 15,5% em relação a 2019

    • Ticket Médio de R$ 652 – 8,3% acima do ano anterior

    • Apenas na sexta-feira, 27/11/2020, foram gerados 4,6 milhões de pedidos que representaram R$ 3,1 bilhões.

 

Que a Black Friday e Natal são incríveis para os negócios, principalmente àqueles online B2C, todos sabemos. Agora, como podemos tirar proveito da sazonalidade para aumentarmos a performance dos meses que as antecedem e as sucedem?
Afinal, devemos buscar um equilíbrio nos resultados durante o ano todo.

 E olha que já passei por algumas (várias) que viviam de Black Friday e Natal.


Bom, o objetivo aqui é falar de algumas táticas que poucos usam e, por mais básicas que possam parecer, são extremamente eficientes.

ESQUENTAS – MUITO ALÉM DO PRE-ORDER

 

Nós, da BGO2, sempre fomos adepto a fazer esquentas. Adoramos gerar uma expectativa no consumidor de que o bom negócio está por vir.

Já aplicamos esta estratégia em diversas empresas onde planejamos e executamos campanhas de Black Friday, Natal, etc.

A boa notícia é que parece que este ano algumas empresas acordaram e, segundo a Julia Avila, Commercial Leader da Ebit | Nielsen já houve um representativo aumento em ações deste tipo:

O e-commerce e as pessoas utilizaram todo o período de novembro para encontrar bons preços e fechar bons negócios. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”.

 Do ponto de vista do estrategista de performance, sabemos que a guerra pelo tráfego é absolutamente voraz durante todo os meses de Novembro e Dezembro.

Praticamente todos os players que vendem online (isso é quase todo mundo), estarão concorrendo com você nos bids nas plataformas de Ads.

A atenção do consumido é extremamente disputada. Até aqueles players que investem apenas R$100 em mídia por mês, aumentam significativamente seu budget durante estes períodos.

Neste sentido, ações de captação de leads nos meses que antecedem, dependendo como forem planejadas e executadas, se tornam mais eficientes e baratas.
 

Além disso, há algumas táticas, que já utilizamos, orientadas a posicionar a empresa como um aliado do consumidor em seu processo decisório. 

Utilizá-las, além de diminuir o CAC da sua campanha sazonal, aumentará o LTV.


Quer saber como? Entre em contato com a BGO2

ECOSSISTEMA ESTRUTURADO PARA UMA EXPERIÊNCIA IMPECÁVEL

Não preciso aprofundar demais este ponto, pois é condição sine qua non que toda sua infra-estrutura digital esteja preparada para a alta demanda:

  • Servidor

  • Segurança

  • Gateways de pagamento

  • Plataforma E-commerce

  • Website

  • Redes Sociais

  • Blogs

  • Estoque

  • Customer Success

Lembre-se que suas redes sociais não seu principal canal 1:1 com seu público. Reforce seu time.

É importante ter sortividade de estoque. Isso fará com que o esforço feito para auxiliar o usuário na tomada de decisão seja efetivo.


Imagine todo o investimento em estratégias, pessoas, artes, “dinheiros”, etc. serem jogados fora se, no momento em que trouxemos o usuário pronto para comprar, não tivermos o que ele procura.
Pior, ele ficará com uma sensação de que foi muita promessa para pouca/nenhuma entrega.

Para a Black Friday, é importante que você busque o selo da Black Friday. Ainda mais hoje em dia, com usuários cada vez mais conectados, Fake News espalhada por todos os lugares,empresas sendo acusadas de Black Fraude, é fundamental que você associe sua marca a tudo e a todos que a qualifiquem ainda mais.
Você pode conseguir o selo da Black Friday clicando aqui

Caso você venda serviços, como por exemplo cursos, assinaturas, etc. deve-se sim ter um mindset orientado a escalabilidade, porém, é fundamental lembrar que a experiência é a chave para a durabilidade da relação com os clientes.

Fazer Onboarding de forma impecável, seja 1:1 (não escalável) ou 1:many (escalável), fará com que o usuário seja um expert no uso do seu serviço, assim, entenderá o devido valor.

Em um recente projeto, aprendi muito com meu parceiro Pierre Lagrave sobre processos de onboarding e ongoing.

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APRENDIZADO – REPLICAR O QUE DEU CERTO E CORRIGIR O QUE DEU ERRADO

Ações sazonais de extrema importância, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, são sempre disputadíssimas. O mercado se agita, há muito dinheiro na mesa. Inclusive, há empresas que vivem apenas dessas datas.

Nossa experiência, sempre orientada no cliente, na troca de valor e propósito, diz que se tivermos um cliente feliz, teremos um canal de vendas incrivelmente eficiente e a custo zero.

Para um cliente feliz é necessário que ele tenha 3 principais pontos na relação com seu negócio:

    • Certeza de ter feito um bom negócio
      Bom negócio muitas vezes não é o melhor preço, mas sim, aquele que tem fit com todas as expectativas do cliente: Sentiu-se apoiado em cada fase do processo de decisão e a promessa foi cumprida

    • Ter uma experiência de uso excelente
      Todos os touch points com a empresa foram impecáveis, exatamente com o mesmo cuidado e a mesma dedicação que ele sentiu quando não era um cliente

    • Low Friction
      Processos sem fricção. Dar autonomia e, mais que isso, apoiar ele nos momentos de dúvida para que ele possa transitar, inclusive por concorrentes, o fará perceber sua empresa como aliada.

       

Atingir isso tudo é incrível. Difícil, mas incrível quando bem realizado.

Porém, sempre há um porém, estamos falando de KPIs importantes: CAC, LTV e CHURN.
Eu havia dito que ir além do básico, entregar o prometido sim, mas tornar a experiência incrível, ser percebido como um aliado por seu cliente e dar liberdade impactariam nos resultados. Como fazer isso?


Efetivamente devemos munir nosso cliente com as armas necessárias para que ele se torne um promotor. 

  • Ensinar ele a falar com o seu Tom & Voz; 

  • Ensiná-lo a contar seus resultados, suas experiências com os produtos/serviços adquiridos

  • Criar vantagens para que ele referencie sua empresas

Existem táticas para tornar isso possível, clique aqui e marque uma reunião com nosso especialista.

“Quanto maior o investimento em experiência menor o investimento recorrente em mídia.
Ou seja, investir na experiência e na relação com seu prospect/cliente diminuirá a necessidade do investimento em captação.”
(Bruno Gomes) 


Talvez, tudo isso que tenha dito acima seja “mais do mesmo” e você já aplique.

Se faz isso, ótimo. Continue sendo referência para seu cliente.

Agora, imagine se pudéssemos fazer o ramp up do negócio de tal forma que todos os meses fossem bons de negócio como são Novembro e Dezembro? Sem que para isso tivéssemos que investir rios, mares e oceanos de dinheiro em mídia?

Existe uma estratégia para isso:  ONLIFE MARKETING.

Se quiser saber mais, fale com Bruno Gomes – bruno@bgo2.com.br

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